Aumento na produção de leite no Brasil em 2018 pode ficar de 1,5% a 2%

A expectativa para o aumento na produção de leite em 2018 estava em 3,3%, mas foi reduzida para uma taxa de 1,5% a 2%, conforme relatório da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A expectativa para o aumento na produção de leite em 2018 estava em 3,3%, mas foi reduzida para uma taxa de 1,5% a 2%, conforme relatório da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos). A instituição ainda aponta que a captação do leite em 2017 teve uma média de 33 bilhões de litros.
O diretor da Viva Lácteo afirma que os prejuízos chegaram a R$ 1 bilhão, o que levou à falta de produtos para higienizar os maquinários, além da perda do leite que não pôde ser entregue enquanto durou a greve dos caminhoneiros e após seu término.
De acordo com o diretor, o Estado do Rio Grande do Sul, que ocupa o terceiro lugar como maior produtor de leite do Brasil, deixou de entregar 56 milhões de litros para as indústrias por conta da paralisação dos caminhoneiros. Ele ainda afirma que as empresas estão desenvolvendo suas atividades em ritmo menos acelerado, pois as organizações não estão dispostas a apostar em altos investimentos por enquanto.
Ele esclarece que devido à greve dos caminhoneiros, a indústria não teve estoque, fazendo com que o varejo ficasse com a oferta reduzida. O problema que ocasionou tal situação foi a alta dos preços do leite pagos aos produtores, que por sua vez repassaram aos consumidores, fazendo com que eles passassem a consumir menos ao que estavam habituados previamente ao reajuste.

A paralisação dos caminhoneiros contribuiu para o aumento do frete
A Viva Lácteos mostra o impacto que a greve ocasionou no frete, levando o custo do frete para o transporte do leite a um valor 3 vezes maior. Com o impacto da alta, o tabelamento pode chegar a 6% no custo final para o consumidor.
De acordo com estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), no ano de 2017 a variação entre os valores mínimo e máximo pedidos pelo leite UHT no varejo foi de 31,4%. No entanto, em 2018, o índice já chega a 55%.
Segundo o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou que o frete de produtos de controle sanitário, como os lácteos, precisa ter uma tabela diferenciada, conforme a Lei nº 13.703/2018.
A paralisação dos caminhoneiros impactou em todo o cenário econômico do país, o que bastou para que os preços alavancassem. Mesmo diante dos fatores que impactaram na economia, as indústrias são primordiais para o setor econômico do Brasil.
Tendo ciência da tamanha importância, os donos de indústrias de laticínios devem saber o quanto um sistema de gestão ERP é importante para a sua empresa. O ERP conta com diversos benefícios que irão contribuir com o desenvolvimento de seu negócio.
A Magistech é uma empresa que trabalha com a implantação de sistema de gestão para todo tipo de empresas e indústrias. A instituição conta com diferentes soluções tecnológicas, como o sistema para laticínios, desenvolvido de modo a atender a todas as necessidades de quem atua no ramo e, assim, proporcionar a eles uma melhor gestão.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas