Aumento do ICMS deve impactar no preço do leite

Aumento do ICMS - Um aumento de 18% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) irá impactar em breve o valor do leite UHT,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Um aumento de 18% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) irá impactar em breve o valor do leite UHT, devido à nova tributação do produto que, até o fim do ano passado, era isento. Em média, de acordo com informações da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o custo para os supermercados deve aumentar em R$ 0,35, por litro.
A reportagem entrou em contato com supermercados de Venâncio Aires e verificou, também, que a data do aumento e o quanto irá impactar no bolso do consumidor ainda não foram definidos. O proprietário do Supermercado Gollmann, Roni Gollmann, afirmou que as próprias empresas de laticínios seguem com dúvidas sobre esta mudança e seus impactos.
Compra
e venda
De acordo com o comprador do Supermercado Lenz, Roderlei Lenz, embora ainda existam muitas incertezas, a previsão é de que o leite UHT aumente de preço ainda no fim deste mês. Novos valores não foram aplicados, segundo ele, porque existem muitas caixas no estoque que foram comprados com o preço antigo.
Diante disso, o dia em que será repassado o aumento também irá depender da compra e venda do produto. Na opinião de Lenz, a alteração no valor não deverá impactar na quantidade de produtos vendidos pois é um item essencial para a mesa das famílias. A intenção é deixar a bebida com um preço acessível para que não impacte demais no bolso do consumidor.
Fetag espera que aumento contemple o produtor
Por Edemar Etges
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva, adianta que a federação está negociando com o Sindicato das Indústrias de Lacticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) e com as próprias indústrias de forma individual, para que o produtor também seja contemplado e tenha o preço recebido por litro majorado. ‘Por enquanto, o produtor ainda está pagando para produzir e esperamos que este aumento também chegue ao produtor’, frisa. Na opinião de Silva, com este aumento, quem sairá ganhando são as indústrias e os atravessadores, quem pagará a conta são os consumidores e os prejuízos serão arcados pelo produtor. ‘Esperamos que o agricultor familiar também seja contemplado.’
http://www.folhadomate.com/noticias/local/icms-preco-leite-bebida-supermercado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas