Como aumentar a qualidade do leite de vacas em lactação

A qualidade do leite se tornou uma ferramenta de grande importância para o produtor que deseja investir na atividade leiteira. Para alcançar os valores de qualidade do leite exigidos pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A qualidade do leite se tornou uma ferramenta de grande importância para o produtor que deseja investir na atividade leiteira. Para alcançar os valores de qualidade do leite exigidos pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ou produzir leite com qualidades melhores, alguns fatores são determinantes.
A homeopatia é uma das ferramentas que vem sendo utilizada pelo produtor para garantir a qualidade do leite. Ela não possui contraindicação e não apresenta riscos de contaminação para o animal, nem para a pessoa que manipula os medicamentos. Além de não possuir efeitos colaterais e ser totalmente livre de resíduos. Deseja saber outras maneiras de aumentar a qualidade do leite? Continue acompanhando este artigo.
qualidade do leite
Fatores que ajudam a melhorar a qualidade do leite
Nutrição
A nutrição adequada de vacas leiteiras é um fator que influi diretamente a qualidade do leite.  Quanto maior a quantidade de leite produzido,  maior deve ser o volume de nutrientes oferecidos àquele animal. Saiba mais sobre alimentação de gado leiteiro nesse artigo.
qualidade do leite
Instalações
As instalações de manejo do gado leiteiro geram um grande impacto na qualidade do produto final. Por isso, a vacas leiteiras devem estar em ambiente higienizado, livre de agentes contaminantes, principalmente os causadores de mastite.
Saúde do animal
A prevenção de doenças, como a mastite, aumenta a qualidade do leite e a produtividade do rebanho. Garantir uma produção de leite sem resíduos faz com que os produtores obtenham maiores vantagens sobre o valor pela qualidade nutricional do produto. Você sabe quais são as doenças mais comuns em gado leiteiro? Descubra nesse artigo.
Manejo
No momento da ordenha, o funcionário deve utilizar roupagem adequada e luvas. Um antisséptico pré-ordenha deve ser utilizado e seu tempo de ação respeitado. Utilizando este processo, você obedecerá aos padrões de higiene, garantindo a saúde do animal. Se o processo de ordenha for mecânico, a máquina deve passar por manutenções periódicas, para que não cause problemas no teto das vacas, como lesões, que aumentam as chances de infecção. Saiba a hora certa de trocar o equipamento de ordenha clicando aqui.
http://www.fazendasreunidashd.com.br/aumentar-qualidade-do-leite-vacas/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas