Audiência do Senado sobre leite em Ijuí poderá significar avanços

A cadeia produtiva do leite da região e Estado se mobiliza para audiência pública que vai acontecer no dia 10 de julho, à tarde, no salão de atos do campus da Unijuí, em Ijuí.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O evento é uma iniciativa da Comissão de Agricultura do Senado Federal, presidida pela senadora gaúcha, Ana Amélia Lemos, do PP.

A própria parlamentar vai presidir os trabalhos. Hoje pela manhã, 24, durante entrevista na RPI, o reitor da Unijuí, Martinho Kelm, ressaltou a importância do encontro e entende que a audiência poderá significar um divisor de águas para a área leiteira, após os escândalos da contaminação do alimento, revelados pela Operação Leite Compen$ado, iniciativa do Ministério Público.

Kelm entende que é preciso discutir estratégias para alavancar o segmento leiteiro, com o Estado assumindo o papel de controle nessa produção, inclusive com proteção ao produtor. O reitor comentou que a região e Estado têm estrutura e agricultores competentes na produção de leite. Ele acha possível criar um selo de qualidade para o alimento.

Além disso, Martinho Kelm observou que uma das saídas para pequenos produtores é atuar na agroindustrialização do leite, o que agrega valor e não apenas pensar em vender o produto in natura. Essa seria uma solução interessante para baixas quantidades, ou seja, menos de 100 litros de leite produzidos diariamente nas propriedades, volume que empresas não querem recolher.

O reitor da Unijuí pede que agricultores, empresas, instituições e demais interessados participem da audiência pública do próximo dia 10, até porque vai ser formulado um documento a fim de entregar no Senado. O encontro deve ter participação de várias entidades agrícolas, como Fetag, Farsul, Instituto Gaúcho do Leite, Sindicato das Indústrias e governo estadual.

http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=17037&nome=Audi%C3%AAncia%20sobre%20leite%20em%20Iju%C3%AD%20poder%C3%A1%20significar%20avan%C3%A7os

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas