Agropecuária ajuda MS a chegar aos 40 anos com maturidade econômica

Agropecuária MS - Produção atual chega a ser 214 vezes maior que a dos primeiros anos do Estado Mato Grosso do Sul chega aos 40 anos com maturidade econômica.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produção atual chega a ser 214 vezes maior que a dos primeiros anos do Estado Mato Grosso do Sul chega aos 40 anos com maturidade econômica. O Estado, rural até no nome, apresenta números expressivos referentes à agropecuária. De 1978, ano da divisão, aos dias atuais, houve disparada na produção agropecuária. Mas nenhum resultado surge sozinho, sem os braços e o conhecimento humanos. E está aí importante fator do crescimento: o Estado é o que mais avança em contratações no campo e tem, atualmente, o segundo melhor salário rural do País.
Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o rebanho bovino cresceu 127% desde 1978: de 9,37 milhões para 21,35 milhões animais (em 2015, último dado). No mesmo período, o rebanho suíno aumentou 135%, de 545 mil para 1,28 milhões de cabeças.
No caso da pecuária bovina, Mato Grosso do Sul, que ocupa o quarto lugar, teve o maior rebanho do País durante oito anos, de 1993 a 2001.
Ainda mais significativos são os números das lavouras, cujos dados mais antigos depois da divisão são os de 1980. Desse ano a 2017, a produção de cana-de-açúcar cresceu 214 vezes, de 242 mil toneladas para 51,92 milhões de toneladas.
Os dois principais grãos – soja e milho – também contabilizam saltos de produção. Em 1980, o Estado colheu 163 mil toneladas de milho, volume que representa 1,7% da colheita estimada para este ano, de 9,64 milhões de toneladas.
A soja já respondia por produção relativamente alta dois anos depois da divisão. Em 1980, foram colhidos 1,042 milhão de toneladas do grão nas lavouras de Mato Grosso do Sul. Neste ano, a produção soma, segundo o IBGE, 9,03 milhões de toneladas. O incremento é de 767%.
Para além dos números – Na composição desses números, há mãos, há histórias, há rostos, há pessoas.
Entre essas pessoas, estão: Éverton, que aprendeu nova profissão e teve ganho salarial; Caroline, jovem de 21 anos, que opera máquina pesada; Rafael, psicólogo que se dedica à produção de leite; e Alécio, que trabalha com gado há 49 anos, antes do nascimento de Mato Grosso do Sul.
O Campo Grande News, durante dois meses, entrevistou esses trabalhadores, além de diversas outras fontes, buscou informações em várias planilhas, em estatísticas diversas, comparou dados. Desse processo, resultam as matérias abaixo.
https://www.campograndenews.com.br/economia/agropecuaria-ajuda-ms-a-chegar-aos-40-anos-com-maturidade-economica

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas