Agricultura retira suspensão das importações de leite em pó do Uruguai

Importacoes Uruguai - Após suspender as importações de leite em pó do Uruguai por quase um mês, o Ministério da Agricultura decidiu hoje retirar a restrição que havia sido tomada por tempo indeterminado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Após suspender as importações de leite em pó do Uruguai por quase um mês, o Ministério da Agricultura decidiu hoje retirar a restrição que havia sido tomada por tempo indeterminado, disse ao Valor o secretário de Defesa Agropecuária da pasta, Luís Eduardo Rangel.
De acordo com Rangel, a decisão foi autorizada pelo presidente Michel Temer. E foi tomada após uma auditoria in loco no Uruguai, feita por fiscais do Ministério da Agricultura durante toda a semana passada, não encontrar indícios de triangulação entre o leite do vizinho sul-americano com outros países,como a Argentina ou Nova Zelândia, como suspeitavam produtores brasileiros.ruralista do Congresso e de várias entidades de produtores como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Organização das Cooperativas do Brasil
orização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.
A suspensão a emissão de toda e qualquer guia de importação do leite proveniente do país vizinho foi anunciada por Blairo Maggi após intensa pressão da bancada ruralista do Congresso e de várias entidades de produtores como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e da Abraleite, que alegavam da falta d
e controle na entrada do leite uruguaio nos portos brasileiros.
O episódio, no entanto, chegou a causar mal-estar com o Itamaraty, após o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, ter se queixando com Temer por telefone. Temer também ficou constrangido com a situação, já que o Brasil é o atual presidente do Mercosul, como declarou o próprio ministro Blairo Maggi há algumas semanas.
«O presidente [Michel] Temer já autorizou a retomada. Vamos comunicar o Uruguai oficialmente amanhã», disse Rangel.
O secretário também informou que a expectativa é que as importações sejam restabelecidas ao longo desta semana. E acrescentou que o «baixo fluxo de importação» de leite uruguaio nos últimos meses também determinou para que o Ministério da Agricultura decidisse pela retomada das compras do produto.
As exportações de leite do Uruguai ao Brasil ultrapassaram as 40 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado alcançaram 50 mil toneladas.
Mesmo assim, o objetivo principal da medida de paralisar as importações, ainda que de maneira temporária, para forçar o governo e o setor privado uruguaio a negociarem cotas não foi alcançado, ponderou Rangel.
http://www.valor.com.br/agro/5184045/agricultura-retira-suspensao-das-importacoes-de-leite-em-po-do-uruguai

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas