ABCZ lança programa de melhoramento genético para carne e leite

ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou ontem mais uma ferramenta para o melhoramento genético do rebanho nacional. Dessa vez o foco está nos criatórios comerciais,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Lançamento do PMGZ Comercial foi feito na sede da entidade, sendo marcado pela assinatura do primeiro contrato

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou ontem mais uma ferramenta para o melhoramento genético do rebanho nacional. Dessa vez o foco está nos criatórios comerciais, que, a partir de agora, contam com modalidade específica do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ); é o PMGZ Comercial.

Os detalhes foram apresentados à imprensa pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e sua diretoria, ao lado da equipe técnica. “Diferentemente do PMGZ tradicional, voltado para gado registrado em seleções para o melhoramento genético, o PMGZ Comercial é uma ação que visa atender aos rebanhos produtores de carne e leite. A ideia é oferecer ferramentas que permitam ao criador aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro”, explica Valdecir Marin, diretor técnico da ABCZ.

O superintendente-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura, complementa ainda informando que o criador receberá todo o auxílio técnico necessário para a tomada de decisões na propriedade. “Nós iremos entregar um software, por meio do Produz, que possibilitará a esse criador o acesso a um conjunto ferramental muito completo. Além disso, o técnico da ABCZ realizará visitas oferecendo um atendimento específico e voltado a essa modalidade de gado comercial”, ressalta.

Já durante o lançamento do PMGZ Comercial, na tarde de ontem, foi assinado o contrato com o primeiro parceiro do programa, o grupo Agro Maripá, que inscreveu 15 mil matrizes. «Trazer essas fêmeas «cara limpa» para um programa só vai nos ajudar. Para nós, selecionadores, o PMGZ Comercial é tudo de bom. É a oportunidade de observar uma verdade de campo, através de números», destacou Marcelo Baptista de Oliveira, responsável pelo criatório. Outros criadores interessados em participar devem entrar em contato com o departamento técnico da entidade por meio do telefone (34) 3319-3816.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas