A CADA ONZE MINUTOS, UM PECUARISTA DE LEITE BRASILEIRO ABANDONA A ATIVIDADE

Você sabia que a cada 11 minutos um pecuarista de leite brasileiro deixa a atividade por falta de investimento em tecnologia e problemas na sucessão familiar?
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Você sabia que a cada 11 minutos um pecuarista de leite brasileiro deixa a atividade por falta de investimento em tecnologia e problemas na sucessão familiar? Este foi o alerta feito pelo economista, mestre e doutor em economia aplicada Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite. Ele concedeu entrevista ao Giro do Boi desta segunda, dia 12, para promover o projeto Ideas for Milk, idealizado pela própria entidade para promover desafios entre empresas do setor para descobrir quais as novidades que podem trazer mais impactos positivos para a produtividade da bovinocultura leiteira. Na iniciativa, uma série de encontros ocorrerão ao longo de novembro.
“Está ocorrendo uma transformação silenciosa e radical na pecuária brasileira”, afirmou Martins, que disse perceber a entrada na atividade de novos produtores com visão diferente de uma realidade passada, com visão mais empresarial. “A primeira grande mudança é que estão se separando os produtores com visão empresarial daqueles que não têm”, acrescentou.
Esta visão direciona o pecuarista para uma produção que leva em consideração bem-estar animal, que tem potencial para aumentar a produtividade em até 40%, conforme ressaltou Martins, controle de resíduos, sanidade animal, uso de genômica para melhoramento genético do rebanho e, permeando estas preocupações, uso de tecnologia.
Em contrapartida, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite alertou que o mercado está, cada vez mais, penalizando os produtores que deixam a tecnologia para fora da porteira. “No leite, a cada dez anos, quando a gente compara o Censo (Agropecuário), nós estamos deixando 25% dos produtores fora (da atividade). Um a cada onze minutos. Então durante a nossa entrevista aqui, nós vamos perder dois produtores”, lamentou Martins.
“Uma parte é porque tem problema de sucessão familiar, que acontece de maneira geral. […] Tem uma outra parte, aí uma parte grande, que é questão de não acompanhar a tecnologia”, esclareceu.
No último mês de agosto, o consultor Francisco Vila, em entrevista concedida ao Giro do Boi, já havia demonstrado a mesma preocupação para os pecuaristas de corte. Segundo o profissional, ao menos quatro em cada dez pecuaristas brasileiros correm o risco de sair de sua atividade dentro dos próximos 20 anos – e por motivos similares.
“Os 40% estão errando porque estão aplicando a velha hipótese de que aquilo que estava bom no passado será bom no futuro, em time que vence não se mexe. Este realmente não é o modelo certo. Já os outros 60% entenderam, observaram as adaptações, os sinais dos tempos de que tudo está mudando o tempo todo”, declarou à época. Relembre o conteúdo completo abaixo:
 
Veja no player abaixo a entrevista completa, incluindo as recomendações para os pecuaristas que querem modernizar sua propriedade e a apresentação das principais tecnologias inscritas no projeto Ideas for Milk 2018:

Foto: Alcides Okubo Filho / Embrapa Gado de Leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas