Lácteos: governo federal abrirá consulta para novas normativas de qualidade

São Paulo, 12 – O Ministério da Agricultura deve colocar em consulta pública, na próxima semana, o texto de duas Instruções Normativas (INs) ligadas ao setor de leite no Brasil,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

São Paulo, 12 – O Ministério da Agricultura deve colocar em consulta pública, na próxima semana, o texto de duas Instruções Normativas (INs) ligadas ao setor de leite no Brasil, informou nesta quinta-feira, 12, em nota, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS).
As duas INs em questão são a de número 51, que foi substituída pela 62 e também será discutida. Ambas trazem parâmetros importantes de qualidade do produto, como limites para contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT) no leite cru entregue pelos produtores aos laticínios.
Conforme o Sindilat-RS, que se reuniu na quarta-feira em Brasília com integrantes do setor produtivo, indústrias e outras entidades ligadas a lácteos, uma das mudanças a serem adotadas é quanto à alteração na temperatura de recepção do leite no laticínio. A proposta é que o leite chegue à indústria refrigerado a 7 graus Celsius, e não a 10 graus, exigência atual.

Já os níveis de CCS e CBT devem ser mantidos – no caso de CCS (importante indicador da incidência de mastite no rebanho leiteiro), continuará em no máximo 500 mil células somáticas por mililitro de leite. Para a CBT – que detecta o nível de contaminação do leite por bactérias e consequentemente sua qualidade -, a contagem máxima permitida permanecerá em 300 mil UFC/ml, ou seja, unidades formadoras de colônias por mililitro de leite.
O Sindilat-RS ressaltou que a alteração dessas contagens (CCS e CBT) era motivo de preocupação no setor. “Mas o Ministério da Agricultura informou que novas avaliações desses padrões serão realizadas a cada dois anos para ir refinando parâmetros e elevando os padrões de exigência sem, contudo, adotar um calendário rígido como vinha sendo feito até então”, diz a nota.
Na prática, esclarece o sindicato, o regramento da produção do leite será dividido em duas INs. A primeira vai se destinar a regulamentos técnicos de identidade e qualidade de leite pasteurizado e leite tipo A, por exemplo. A segunda – onde estão as maiores mudanças – abrangerá os demais processos, como captação, transporte e entrega na indústria. “Neste momento o setor lácteo deve se debruçar sobre o texto que será publicado nos próximos dias (para consulta pública) para avaliar a possibilidade de atendimento das normas e, em caso de dificuldade, apresentar justificativas embasadas para tentar promover os ajustes necessários”, recomenda a consultora de Qualidade do Sindilat-RS, Leticia Vieira, que participou da reunião em Brasília.
https://istoe.com.br/lacteos-governo-federal-abrira-consulta-para-novas-normativas-de-qualidade/

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas