Nove meses sem rentabilidade

Preço/AR – Segundo boletim elaborado pelo Instituto Nacional Tecnologia Agropecuária (INTA), o custo de produção de leite foi de 8,72 pesos em outubro
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preço/AR – Segundo boletim elaborado pelo Instituto Nacional Tecnologia Agropecuária (INTA), o custo de produção de leite foi de 8,72 pesos em outubro de 2018, e o preço médio recebido pelo produtor argentino, segundo a Agroindústria, foi de 8,42 pesos.

Segundo o Instituto de Economia do INTA e os dados publicados pelo Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA), o resultado médio ponderado da produção de leite foi -0,6%, e é o nono mês seguido no vermelho. “Supondo uma taxa de rentabilidade exigida para remunerar o capital de 5%, deveria gerar um faturamento líquido de 11.103 pesos/hectare/ano (148.047 pesos mensais sobre a área padrão considerada), que dividido pelos 7.576 litros de leite médio produzido, deveria resultar em um ganho líquido de 1,47 pesos por litro de leite”, analisou a OCLA. Portanto, o preço de equilíbrio deveria ser de 10,19 pesos por litros de leite (8,72 pesos do custo + 1,47 de remuneração do capital”, o que chegaria a US$ 0,28/litro.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas