Governo argentino freou exportações de #leite para baixar preços internos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Após ter limitado durante quase três semanas as exportações de carne, cujas permissões voltaram a ser lentamente aprovadas, o Governo da Argentina agora decidiu restringir o comércio de leite em pó. Isso está sendo feito em um momento de preços recordes no mundo para o produto, mas com valores internos atrasados para os produtores por sua matéria-prima após a desvalorização.

 

Segundo fontes empresariais, recentemente chegou a mensagem da Secretaria de Comércio dizendo que estavam barradas as autorizações de novas permissões de exportação até o final de março.

 

A notícia circulou rapidamente entre os industriais, que, frente a essa situação, estariam buscando que o Governo pelo menos habilite para março de 2014 as exportações do mesmo volume exportado em 2013 que foram de aproximadamente 12.000 toneladas. No entanto, em todo o ano passado, as exportações argentinas de leite em pó somaram 205.297 toneladas.

 

O objetivo do Governo é provocar uma sobre-oferta interna para que caiam os preços ao público, embora já haja uma diferença importante entre o preço recebido pelos produtores de leite e o preço final. As empresas lácteas mais afetadas pela medida são as que destinam a maior parte de sua produção ao mercado externo.

 

Essa decisão foi tomada em um momento em que os produtores começaram a realizar assembleias para avaliar um plano de protesto. Com a desvalorização da moeda, seus preços ficaram atrasados, enquanto os custos, em dólar, subiram.

 

Fonte: La Nación, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas