Audiíªncia pública discutirá «importação predatória» de leite e derivados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Subcomissão de produção de leite pedirá explicações ao governo federal sobre importação de lácteos da Argentina, Chile e Uruguai
Controle de importação de leite subsidiado e de derivados será debatido em audiíªncia pública.

A subcomissão criada para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional realiza nesta terça (29/5), í s 16 horas, audiíªncia pública para pedir «explicações ao governo federal sobre a polí­tica para o controle da importação predatória de leite subsidiado e de derivados lácteos». Os autores dos requerimentos da audiíªncia, deputados Domingos Sávio (PSDB/MG) e Alceu Moreira (PMDB/RS), argumentam que a polí­tica estaria causando «sérios prejuí­zos» í  economia brasileira.

Segundo os dois deputados, a subcomissão tem acompanhado, desde o ano passado, a «importação predatória» de lácteos da Argentina, do Uruguai e, também, do Chile, neste caso com indí­cios de triangulação – artifí­cio pelo qual um paí­s importa o que consome e exporta o que produz.

De acordo com Sávio e Moreira, a subcomissão foi bem recebida mais de sete vezes por ministros e outras autoridades para tratar do assunto, pressionou para não aumentar a cota de importação da Argentina, no que obteve sucesso; «mas não chegou a verificar, por parte do governo, ações efetivas para conter o prejuí­zo causado aos produtores brasileiros».

Os parlamentares convidaram para o evento representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foram convidados presidentes da Organização das Cooperativas Brasileiras; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; do Sindicato da Indústria de Laticí­nios de Minas Gerais; da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; e da Confederação Brasileira de Cooperativa de Laticí­nios; além de secretários de Agricultura de estados produtores.
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI307205-18530,00-AUDIENCIA+PUBLICA+DISCUTIRA+IMPORTACAO+PREDATORIA+DE+LEITE+E+DERIVADOS.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas