ARGENTINA lança mercado de futuros de leite cru para promover maior previsibilidade na cadeia comercial de laticínios

O anúncio será feito pelo Ministro da agroindústria Luis Miguel Etchevehere.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Amanhã à tarde as autoridades do Secretariado da agro-indústria apresentará o novo mercado para o leite cru futuro que começará a operar na plataforma de interligação Matba-Rofex.
O novo instrumento de cobertura – desenhado a partir de uma iniciativa liderada pela direcção nacional do leite – será equivalente a 5000 litros de leite e o valor será liquidado, uma vez expirada a posição, com o preço médio ponderado publicado mensalmente pela Secretariado da agro-indústria.
O valor de ajuste será determinado a partir dos dados resultantes do sistema integrado de gestão da leiteria Argentina (Siglea), que é atualmente calculado a partir dos dados fornecidos por 310 empresas argentinas de laticínios (o último valor publicado de 7,92 $/litro corresponde a setembro de 2018).
O futuro do leite não terá – como no caso dos grãos no MATBA – compromisso de entregar o produto negociado, implicando que as posições serão resolvidas por diferenças de preço.
Haverá um contrato para cada mês do ano e a maturidade do mesmo ocorrerá quando a direcção nacional do leite publicar o valor médio ponderado do leite a nível nacional do mês correspondente.
Além de permitir que os produtores vendam antecipadamente uma certa percentagem da produção esperada de leite a um determinado preço, a ferramenta destina-se a proporcionar maior segurança às indústrias leiteiras e aos alimentos que utilizam leite como entrada, Exportadores de leite em pó e cadeias de supermercados que comercializam o leite de fluxo com sua própria marca.
O anuncio será realizado na sede de Buenos Aires do agroindustrias amanhã segunda-feira às 16:45 horas pelo titular do organismo Luis Miguel Etchevehere; O chefe do staff Santiago del solar; O Secretário da agricultura, pecuária e pescas Guillermo Bernaus; O diretor nacional de laticínios Alejandro Sammartino; E as autoridades da MATBA e da Rofex.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas