#Argentina: Governo estuda divisão equitativa dos lucros no setor leiteiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Depois dos bloqueios feitos em agosto pelos produtores de leite nas indústrias leiteiras de Santa Fé e Córdoba, o Governo da Argentina está preparando um projeto de lei que prevíª uma forte intervenção na atividade para que haja uma «distribuição equitativa» dos lucros entre os diferentes elos que compõem a cadeia leiteira, incluindo a cadeia comercial.

Além da briga por uma melhora no preço, que entre janeiro e julho passados ficou em média em 1,54 pesos (US$ 0,32) por litro, os produtores também pediam uma maior participação no preço final.

Segundo um informe do ex-vice-presidente das Confederações Rurais Argentinas (CRA), Néstor Roulet, nos primeiros sete meses de 2012, o produtor argentino participou de 29,8% do preço pago pelos consumidores, enquanto que os supermercados ficaram com 30,9% e a indústria com 24,4%. Ou seja, os supermercados e a indústria tíªm em conjunto uma participação de 55,3% no valor final. O Estado, por sua vez, fica com 14,9% via impostos.

Nesse contexto, segundo diversas fontes, o projeto que está sendo terminado pelo Poder Executivo no í¢mbito do Ministério da Agricultura da Argentina contempla que o Estado intervenha na relação entre produtor, indústria e setor comercial.

«Vai haver uma forte intervenção para regulamentar a distribuição dos lucros do leite», disse o presidente da Sociedade Rural de Morteros e do Conselho Argentino de Produtores (CAP) – uma entidade próxima ao Governo cuja criação foi promovida pelo secretário do Comércio Interior, Guillermo Moreno – Ider Peretti.

«Nós queremos que se determine um preço de referíªncia e ter uma maior participação [no valor final] para que não nos ponham unilateralmente o preço [a indústria] como ocorreu nos últimos 30 anos. Nos faz falta a regulamentação e o ponto chave do projeto é a Comissão do Setor Leiteiro», disse o presidente da Cí¢mara Pampeana de Produtores de Leite, Juan Carlos Gómez. O representante da Cí¢mara de Produtores de Leite de Córdoba, Juan Trossero, também pediu pela lei do setor. «Brigamos por uma lei que ordene o setor leiteiro».

Por outro lado, entidades que não são a favor do oficialismo tem divulgado seus temores de uma intervenção oficial desmedida na atividade.

A reportagem é do La Nación

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas