Argentina – Efeito SanCor: a capacidade ociosa do setor lácteo supera 50%

Indústria/AR – Boa notícia. A Subsecretaria de Laticínios do País começou a publicar um novo indicador com o objetivo de melhorar a transparência do mercado lácteo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Indústria/AR – Boa notícia. A Subsecretaria de Laticínios do País começou a publicar um novo indicador com o objetivo de melhorar a transparência do mercado lácteo. Não tão boa: a capacidade ociosa do setor é superior a 50%. A utilização da capacidade industrial instalada no setor lácteo formal – segundo os últimos dados publicados – foi de 48% em agosto, contra 46% em julho (os únicos dois meses que contam com estatísticas a respeito).
Em agosto deste ano a produção – sempre considerando a indústria que opera formalmente, de leite em pó, queijos, creme, manteiga, doce de leite, e iogurtes foi de 107.682 toneladas versus 107.452 em relação ao mesmo mês de 2016. A maior mudança foi na elaboração de leites fluidos com a produção em agosto último de 114,4 milhões de litros, versus 134,1 milhões no mesmo mês do ano passado (-14,7%). O corte da disponibilidade de matéria prima se explica pela baixa produção nacional de leite (decorrente dos excessos hídricos) combinando, provavelmente, com um incremento do leite destinado ao circuito informal. Boa parte da capacidade ociosa corresponde à SanCor, dado que a cooperativa de laticínios, que atualmente está processando menos de um milhão de litros por dia, tem uma capacidade instalada da ordem de seis milhões de litros diários.
No primeiro semestre deste ano a SanCor iniciou um processo de reorganização que implicou na desativação das plantas queijeiras localizadas em Brinkmann, Charlone, Moldes e Centeno. Estas fábricas estão esperando interessados em operá-las.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=14475:argentina-efeito-sancor-a-capacidade-ociosa-do-setor-lacteo-supera-50

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas