#A Argentina e o leite em pó na América do Sul: Protagonista em ambas as direções

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A América do Sul é a região do mundo onde mais se produz leite em pó, ganhando inclusive da Oceania e da Europa. Em paralelo, dados preliminares de 2012 indicaram que apesar desse “status” há um déficit nessa região, devido a que importam mais do que exportam para o mundo.

Em 2011, de acordo com as estimativas da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), se produziu 2,98 milhões de toneladas (t) de leite em pó integral (LPI) no mundo. Desse total, 995 mil toneladas foram produzidas na América do Sul, o que representa 33,4% da produção mundial deste produto.

Estes números colocam a nossa região como a maior produtora mundial de LPI acima da Oceania, com 30% e da Europa, com 28% .Por sua parte, a América Central, Caribe e México produziram 4,5% do produto total mundial, de modo que todos os paí­ses da América Latina produziram 37,9% do total naquele ano.

Na América do Sul, o maior volume de produção correspondeu ao Brasil, que de acordo com estimativas da FAO produziu 551 mil toneladas, 51,8% do total da região, seguido pela Argentina, com 26,1%. O terceiro lugar foi para o Chile que produziu 82. 321 t e em último lugar ficou Uruguai, com 58 500 t (Gráfico 2). Estes quatro paí­ses produziram 92% do leite em pó integral da América do Sul.

Região de déficit. Paradoxalmente, apesar de ser a região que produz mais LPI, o volume das exportações é de apenas 7% do total mundial. Além desse total de vendas externas de LPI da América do Sul, cerca de 65% foi inter-regional no ano passado. Outro fato importante é que, enquanto existam alfí¢ndegas que ainda não tenham fechado as informações para 2012, as importações de leite em pó do mundo excedem as exportações para outros destinos. Se confirmada, a região seria deficiente em leite em pó, apesar de ser a maior produtora do mundo.

Rotas na América do Sul

Durante 2012, a América do Sul havia exportado cerca de 336 mil t de LPI através da Argentina, Uruguai, Chile e um volume mí­nimo do Brasil. O volume exportado de 78% teve origem na Argentina (262 mil t), enquanto 17,8% foram exportados do Uruguai e o resto do Chile.

ARGENTINA
Como visto no mapa das rotas de leite em pó em 2012, elaborado pela Economia de laticí­nios, o principal destino das exportações do nosso paí­s foi a Venezuela. Os dados preliminares e não oficiais indicam um volume de negócios de 106.135 t, 40% do total das exportações deste produto. O segundo destino mais importante do LPI argentino foi a ífrica, com uma forte participação da Argélia, um paí­s que comprou 58.507 t (22,39% do total das exportações). Os outros destinos africanos foram Ní­ger, Nigéria, Camarões, Senegal, Angola, Lí­bia, Sudão, Zaire, ífrica do Sul, Costa do Marfim, Zí¢mbia, Congo, Guiné, Maurití¢nia, Zimbábue, Egito, Gana, Libéria, Serra Leoa, Marrocos, Gabão, Togo e Moçambique. Mesmo que a lista de paí­ses possa parecer longa e tediosa, deixa claro a importí¢ncia deste continente como um mercado de leite em pó da Argentina. No total, incluindo Argélia, 29,1% das exportações foram para o continente (76 mil t). Em ordem de importí¢ncia, seguido Brasil, com 35.600 t (13,63% do total), Cuba com 4,76% , Chile com 3,31% e República Dominica com 1,57%. Os outros destinos, em nenhum caso, exceto Ní­ger e Nigéria, superaram 1% do volume exportado. A América Latina como um todo foi o destino de 67,5% das exportações de LPI, de modo que 96,6% foi distribuí­do entre o continente Africano e a América Latina.

URUGUAI
Em 2012, foi o segundo maior exportador de LPI na América do Sul, com 59.875 T. No seu caso, as exportações estiveram mais concentradas no Brasil, onde teve destino 56% do volume (33.535 t). O Brasil foi seguido pela Venezuela com 11.450 t (19,12%), Cuba, com 12,8%, Colí´mbia, com 3,17% e México, com 2,61%. Logo abaixo do México aparece o primeiro destino fora da América Latina para as exportações uruguaias: Argélia, com 2% do total. Se os paí­ses acima são unidos por menores volumes exportados para outros paí­ses latino-americanos, podemos concluir, como a tendíªncia na Argentina, que 94,4% das exportações uruguaias de LPI ficaram na região.

CHILE
Foi o terceiro maior exportador em volume da região em 2012, com 14.907 T. Desse total, 46,6% foram para a Colí´mbia, 17,54% para a Venezuela e 16,4% para o Brasil. Se somarmos os volumes mais baixos exportados para a Bolí­via, Peru, Cuba, Uruguai, Argentina e Paraguai, vemos que 83% das exportações chilenas ficaram na América Latina. Os outros destinos importantes foram a China, um paí­s que importou 1.100 t (7,4% do total) e Emirados írabes Unidos, com um volume similar. Em exportações para a Argentina, a alfí¢ndega do Chile informou que o nosso paí­s exportou apenas 166 kg de LPI durante 2012. Existe também um destino das exportações chilenas que sua própria alfí¢ndega define como «territórios brití¢nicos na América», onde 624 kg foram exportados. Pelo que pudemos apurar, não há nenhum outro lugar que não seja nossas Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul. Embora ambos os volumes são desprezí­veis, considerou-se o total exportado para a Argentina.

BRASIL
No ano passado, exportou 150 toneladas de LPI, dos quais 53,3% foram para a Bolí­via, 35,8% para a Guiné Equatorial e 6,4% para o Paraguai. Somando o total dos destinos da América Latina, no caso do Brasil somam 63,53% das exportações de LPI.

 

Importações do resto do mundo
VENEZUELA
Certamente é o principal importador de LPI na região. As informações contidas nas importações da Venezuela estão disponí­veis até Outubro de 2012. Até então, a principal fornecedora foi a Nova Zelí¢ndia, com 49% das importações totais de LPI. Quando somamos Argentina e Uruguai, atingimos 92% do total das importações, enquanto os 8% restantes vieram de Belarus, Irlanda, Chile, Bélgica, Lituí¢nia, Alemanha, Reino Unido, Brasil, Holanda e Nicarágua.
BRASIL
As importações brasileiras foram quase inteiramente na Argentina, Uruguai e Chile, fazendo com que o resto do mundo quase não participasse de tais atividades.
PARAGUAI

Os dados preliminares indicam que todas as importações vieram da Argentina,Uruguai e Brasil.
COLí”MBIA
Este pais importou 16.400t de LPI em 2012. Desse total, apenas vieram de fora da região 462t correspondentes aos Estados Unidos e 75t do Canadá. O restante teve origem na América do Sul.
CHILE
95% das suas importações de leite em pó integral veio da região e 4% da Nova Zelí¢ndia.

PERU

Importou 21.446 t em 2012, onde 74% desse volume veio da Nova Zelí¢ndia, 2,8% da Inglaterra, 1,55% da Austrália e o resto teve origem na América do Sul.

 

Por Jose R. Quintana. Engenheiro Agrí´nomo.

 

Analista econí´mico e consultor privado na Argentina.

www.infortambo.com.ar

Extractado www.lecherialatina.com

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas