Expoentes da pecuária leiteira debatem desafios do setor na Argentina

Expoentes da pecuária leiteira debatem desafios do setor na Argentina
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Grandes empresas de Argentina, Brasil, Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, além de organizações internacionais, debaterão a partir desta terça-feira, em Buenos Aires, os desafios e oportunidades da pecuária leiteira na 15ª edição do Congresso Pan-Americano do Leite.
«Apesar dos múltiplos desafios que o setor enfrentou e enfrenta no nosso continente, (o leite) continua sendo um alimento extremamente acessível para todas as famílias, sem distinções», afirmou na abertura do evento o presidente da Federação Pan-Americana de Laticínios (Fepale), Daniel Pellegrina.
No congresso, realizado nas instalações da Sociedade Rural Argentina até quinta-feira, produtores, empresários e acadêmicos discutirão, com um olhar para o futuro, questões como a oferta, a sustentabilidade e a tecnologia do setor.
Quem também prestigiou a abertura do evento foi o diretor nacional de laticínios da Secretaria de Agroindústria da Argentina, Alejandro Sanmartino, que acompanhava o presidente da Fepale.
Alguns dos desafios citados por eles foram a sustentabilidade dos pequenos produtores, o crescimento do veganismo, a inserção das mulheres no setor e o acesso a tecnologias que garantam a segurança alimentar dos produtos lácteos.
Sanmartino lembrou que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) escolheu a pecuária leiteira como a atividade que melhor combate a pobreza no mundo.
«Estamos trabalhando com veterinários e engenheiros agrônomos para levar ao produtor os métodos para trabalhar com saúde. Saúde que é exigida hoje em dia pelos mercados internacionais, afirmou o presidente da Fepale.
Entre as palestras previstas para ocorrer hoje estão a da Associação de Empresas Lácteas da Nova Zelândia, que debaterá a evolução da oferta e da demanda no mercado internacional, e a do representante da FAO, Alejandro Acosta, que discutirá como ocorre a definição do preço do leite.
O congresso é realizado em paralelo com uma feira industrial e comercial, onde empresas de diversos países apresentarão inovadores equipamentos para o setor.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas