Reunião discute construção do laboratório de leite em Pinhalzinho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O andamento das ações para a construção do laboratório de análise de leite no campus da Udesc, em Pinhalzinho, foi objeto de reunião realizada hoje (2), no municí­pio.
O encontro contou com a participação do futuro reitor da universidade estadual, Antonio Heronaldo de Sousa , que toma posse na próxima quarta-feira, 4.

“A reunião foi muito produtiva e teve um peso polí­tico e econí´mico importante, o que mostra ao futuro reitor a releví¢ncia dessa obra para a região. Montamos um grupo de trabalho, socializamos as informações, definimos os próximos passos e consolidamos o compromisso das lideranças polí­ticas com a obra do laboratório”, relatou O deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que articula, junto com outras entidades, a construção do laboratório.

Uma das primeiras ações do grupo de trabalho será buscar informações para garantir o credenciamento do futuro laboratório junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O grupo também deliberou a realização de uma visita técnica a um dos outros quatro laboratórios de ponta existentes no Brasil. “Temos a maior bacia leiteira do Sul do Brasil, queremos o melhor laboratório de análise, com os equipamentos mais avançados. Esse laboratório irá impulsionar a Udesc, atenderá a demanda das agroindústrias e os agricultores familiares”, disse Dresch.

O deputado destacou a grande representatividade do grupo reunido, com a participação do prefeito em exercí­cio de Pinhalzinho, Ladir Cassol, do prefeito de Sul Brasil, Jobert Peruzzo, vereadores, membros da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Pinhalzinho, do Sebrae, de representantes das empresas de laticí­nios, cooperativas, Udesc e os deputados federais Pedro Uczai (PT) e Celso Maldaner (PMDB). Os parlamentares federais garantiram a destinação de emenda coletiva da bancada catarinense para equipar o laboratório, que deve custar cerca de R$ 2 milhões e vai funcionar anexo ao curso de Engenharia de Alimentos. A obra já está sendo licitada pela Udesc.

Dresch está atuando ativamente para concretizar o laboratório desde 2010. Emendas de sua autoria ao Plano Plurianual (PAA) e ao Orçamento do Estado foram aprovadas no ano passado, assim como indicações e moções solicitando ao governo a construção da estrutura.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas